organização
8
Problemas de processamento: Vocês poderão se deparar em algum momento da carreira com problemas que envolvam características dos materiais. Ex.: Na conformação de metais, cerâmicos e polímeros.
Seleção do material: Dentre todos os materiais disponíveis para se fabricar algo, qual deles devemos escolher? As propriedades dos materiais devem ser levadas em consideração em conjunto, ou seja, devemos escolher o material que tem as melhores características, mesmo que seja necessário abrir mão de uma característica por outra. Ex.: normalmente materiais com alta resistência terão ductilidade limitada.
Custo de obtenção e produção: Quanto custará o produto final? Podemos encontrar um material que seja perfeito para determinado produto, mas que tenha um preço proibitivo, uma vez que o mercado não estaria disposto a pagar tão caro pelo item.
9
10
Os vasilhames de Coca-Cola são um bom exemplo cotidiano de itens que tem a mesma função, porém são fabricados através de processos e materiais distintos.
No caso alumínio (metal), plástico (polímero) e vidro (cerâmica).
11
O conceito de Ciência e Engenharia de Materiais pode ser dividido em duas partes:
• Ciência dos materiais: Leva em consideração as relações entre a estrutura e as propriedades dos materiais;
• Engenharia dos materiais: Consiste, com base nessas correlações estrutura-propriedade, no projeto de ou na engenharia da estrutura de um material para produzir um conjunto pré-determinado de propriedades.
Cientista de Materiais: Desenvolve ou sintetiza novos materiais
Engenheiro de Materiais: Cria novos produtos ou sistemas usando materiais existentes e/ou desenvolve técnicas para o processamento de materiais.
12
Processamento: Como os materiais são trabalhados. (Ex.: extrusão, rotomoldagem, etc)
Estrutura: Arranjo de seus componentes internos.
• Estrutura subatômica: envolve os elétrons no interior de átomos individuais e as interações c/ seus núcleos.
• Estrutura