ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
PÓLO COTIA
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Cotia
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
PÓLO COTIA
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada – ATPS - de Sociologia da Educação integrante do Curso de Pedagogia pela Universidade Anhanguera realizada sob a orientação da Tutora a Distância
Cotia
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO
A Atividade Pratica Supervisionada sobre a Sociologia da Educação tem como objetivos desenvolver o pensamento crítico e reflexivo sobre o cotidiano da escola, bem como todo o contexto social em que esta está inserida, a partir dos fundamentos da sociologia. O que permite compreender as estruturas que formam a sociedade. Esta atividade apresenta uma definição para a Sociologia da Educação, sua contribuição para o cotidiano da sociedade atual e, principalmente, agrega conhecimento para a prática profissional de atuação na educação.
2. CONCEPÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Sociologia da Educação para Ferreira (2012) representa um questionamento da verdade científica, ou seja, aquela considerada verdade absoluta comprovada com métodos empíricos. Pois propõe sua relativização, o que quer dizer que o conhecimento é relativo e depende da ótica observada. Segundo a autora, por conta disso, quando esta expressão surgiu causava impacto negativo.
Em uma posição de dualidade, a Sociologia da Educação possui, ao mesmo tempo, uma linha crítica baseada no modelo de análise marxista, e outra, no modelo de análise funcionalista com foco na pesquisa empírica. Este texto se atém ao modelo crítico, aonde se pode refletir acerca da educação e seu papel na sociedade.
A Sociologia da Educação apresenta críticas as formas mecanicistas como são tratadas as relações na sociedade, bem como o papel social da escola. Esta é entendida atualmente como um instrumento de reprodução da dominação de