Organização e Arquitetura de computadores
CAPÍTULO 3 – Elementos do Projeto do Barramento.
1. Com relação aos Tipos de Barramento responda o que se pede:
a. As linhas de barramento podem ser separadas em dois tipos genéricos : dedicado e multiplexado. Acerca do barramento dedicado conceitue e cite um exemplo.
R=
Uma linha de barramento dedicada é atribuída permanentemente a uma função ou a um subconjunto físico de componentes de computador.
A utilização distinta para os dados e endereços, é um exemplo de utilização de linhas com função dedicada.
b. Descreva a vantagem da multiplexação de tempo. R=
A vantagem da multiplexação no tempo é o uso de menos linhas o que poupam espaço e, normalmente, o custo. c. Conceitue temporização.
R =
A temporização refere a forma pela qual os eventos são coordenados no barramento.
d. Com relação a temporização síncrona e assíncrona, explique-as.
R =
Temporização síncrona- Com temporização síncrona, a ocorrência de eventos no barramento é determinada por um clock. O barramento inclui uma linha de clock através da qual o clock transmite uma sequência regular alternada de 1s e de 0s de igual duração. Uma transmissão 1-0 simples é referida como um ciclo de clock ou ciclo de barramento e define uma fatia de tempo. Todos os outros dispositivos no barramento podem ler a linha de clock e todos os eventos começam no início de um ciclo de clock.
Temporização assíncrona- Nas transferências assíncronas, transmissor e receptor não estabelecem parâmetros para a troca de informações. Em vez disso, o transmissor posiciona dados extras, em bits, antes e depois de cada rajada para indicar seu início e término. Ele então envia as informações, e é de responsabilidade do receptor determinar como reiniciar o seu temporizador para equiparar o tempo do sinal. Diferentemente das transferências síncronas, o receptor não perde tempo comunicando-se com o transmissor informando sobre o