organização social no brasil
O que é um Campo?
A noção de interação a distância às vezes deixa as pessoas intrigadas. Como corpos que estão distantes podem interagir? Devemos nos lembrar que todas as quatro forças fundamentais da natureza (Força Forte, Força Fraca, Força Eletromagnética e Força Gravitacional) agem à distância. Todos conhecemos a força gravitacional. Ela é um bom exemplo de interação à distância. Se eu soltar uma pedra do auto de um prédio, ela irá cair, e não houve nenhum contato físico entre a Terra e a pedra inicialmente.
Campo de uma carga pontual
A expressão E= F/q nos permite calcular a intensidade do campo elétrico, quaisquer que sejam as cargas que criam este campo. Vamos aplicá-la a um caso particular, no qual a carga que cria o campo é uma carga puntual (carga cujas as dimensões podem ser desprezadas).
Consideremos, então, uma carga puntual Q, no ar, e um ponto situado a uma distância r desta carga (fig.05). Se colocarmos uma carga de prova q neste ponto, ela ficará sujeita a uma força elétrica , cujo módulo poderá ser calculado pela lei de Coulumb, isto é,
F = k0 Q.q/r2 como E = F/q, obtemos facilmente
E = k0 Q/r2
Portanto, esta expressão nos permite calcular a intensidade do campo em um certo ponto, quando conhecemos o valor da carga puntual Q que criou este campo e a distância do ponto a esta carga. Observe, entretanto, que esta expressão só pode ser usada para este caso (campo criado por uma carga puntual).
A direção e o sentido do campo elétrico são os mesmo do vetor força elétrica.
OBS: O campo elétrico independe da presença da casa de prova.
Campo de várias cargas puntuais
Consideremos várias cargas elétricas puntuais Q1 , Q2 , Q3 etc., como mostra a abaixo:
Suponhamos que desejássemos calcular o campo elétrico que o conjunto destas cargas criam em um ponto P qualquer do espaço. Para isto devemos calcular, inicialmente, o campo1 criado em P apenas pela carga Q1. Como Q1 é uma carga puntual, o valor de E1