Organização Mundial do Turismo
Pólo de Coimbra
Organizações da Industria Turística
Escola Profissional Profitecla
Pólo de Coimbra
Organizações da Industria Turística
Índice
Índice de Imagens
Introdução
No âmbito da disciplina de Operações Técnicas em Empresas Turísticas (OTET), e com o tema Organizações Institucionais do Turismo, decidimos escolher a Organização Mundial do Turismo (OMT) pois foi aquela que nos suscitou mais interesse e uma das mais importantes, senão a mais, ao nível do Turismo.
Para isso, recolhemos inúmeros dados acerca desta organização, através da internet e de apontamentos que tiramos durante as aulas de OTET para, assim, realizarmos um bom trabalho acerca desta Organização Mundial.
Organização Mundial do Turismo
A Organização Mundial do Turismo (OMT) foi criada em 1925 no Congresso Internacional de Associações Oficiais de Tráfego Turístico, realizado no mesmo ano, na cidade de Haia, na Holanda. Quando foi criada tinha como nome União Internacional de Organizações Oficiais de Viagens (IUOTO) e, foi empregada como uma organização internacional não-governamental que reunia associações privadas e governamentais de turismo. Chegou a reunir 109 Organizações Nacionais de Turismo e 88 membros associados dos setores público e privado. Em 1974 foi transformada num órgão intergovernamental pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Em 2003, tornou-se uma agência especializada das Nações Unidas e a principal organização internacional no campo do turismo. Esta organização funciona, até aos dias de hoje, como um fórum global para questões de políticas turísticas e como fonte de conhecimento prático sobre o turismo. Mediante cálculos realizados em 2009, a OMT conta com 154 países membros, 7 territórios e mais de 300 Membros Afiliados, a representar o setor privado, instituições educacionais, associações e autoridades locais de turismo. Hoje em dia, a sua sede situa-se