Organização Eclesiastica
Na Alta Idade Média o clero estava dividido em secular e regular.
O clero secular era constituído pelos presbíteros, diáconos, bispos, metropolitanos, patriarcas e papa. A origem do nome era em razão do contato de seus membros com o saeculum (mundo não-eclesiástico).
O clero regular era constituído pelos monges, membros de uma doutrina que pregava a castidade, a pobreza, e a caridade. Admitiam uma postura espiritual, afastando-se das coisas materiais e mundanas.
Em termos sociais, o clero pode ser dividido em alto e baixo. O alto clero era aquele formado pelos nobres feudais, que podiam ser bispos ou abades.
O baixo clero era formado pr membros mais modestos como padres e monges.
Dentro do clero havia uma grande desobediência moral, conhecida como nicolaísmo, pois os bispos e ababes levavam uma vida desigual a de um religioso, influenciando de forma negativa o clero inferior, incentivando os monges a se casarem e ter amantes. Outro ponto negativo dentro do clero era a simonia, que era a negociação de bens sagrados. http://www.colegioweb.com.br/historia/a-organizacao-eclesiastica.html Qual a influência da Organização Eclesiástica da Igreja Católica na Administração?
Total - podemos ate dizer que sempre tivemos influencia da Igreja Catolica na administração do Estado. praticamente um Estado eclesiaticos - em que os governo municipais por serem comunitários são liderados por eclesiasicos. pabres são geralmente prefeitos nas suas cidades - muitas cidades mesmo nasceram co uma Igreja. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070905185911AA74up3 Administrando nossa Igreja
A Administração Eclesiástica surge no nosso meio como um grande desafio, não apenas para quem administra, mas também e principalmente para a comunidade como um todo. Antes de qualquer coisa, é preciso entender o conceito de “Organização Eclesiástica”.
Baseado na 1ª carta de Paulo aos Coríntios, (Cap.12:12-31), o professor Antônio