ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Nome: Felipe Dantas
Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Organização do Trabalho
Turno: Noite
RESUMO DO PROCESSO E O MODELO DO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
DIAGNÓSTICO: O DIAGNÓSTICO SE TRATA DE UMA AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO E A DESCRIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE MUDANÇA ADEQUADA, ONDE A ALTA ADMINISTRAÇÃO DEVE DECIDIR SE ELA PRÓPRIA É CAPAZ DE FAZER ESSA AVALIAÇÃO OU CONTRATAR UMA CONSULTORIA EXTERNA PRA FAZER ESSE DIAGNÓSTICO. ONDE DEVE SE TOMAR MUITO CUIDADO AONDE SERÁ FEITO ESSA VERIFICAÇÃO, E FOCALIZAR BEM A ÁREA A SER ANALISADA.
O DIAGNÓSTICO SE CONVERTE EM TRÊS ASPECTOS IMPORTANTES:
DESONGELAMENTO: REDUÇÃO DA RESISTÊNCIA Á MUDANÇA NO ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES E DOS BENEFÍCIOS OBTIDOS COM A MUDANÇA.
ESTRATÉGIA DO DIAGNÓSTICO: VISÃO DAS ATIVIDADES E INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO PARA AS PROVIDÊNCIAS DE MUDANÇAS E MELHORIA ORGANIZACIONAL.
INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DO DIAGNÓSTICO: A INTERPRETAÇÃO É REALIZADA POR MEIO DE UMA ANÁLISE E AVALIADA COM OS DADOS COLETADOS POR UMA RAZÃO ESPECÍFICA.
INTERVENÇÃO: É UMA TENTATIVA DE CORREÇÃO DE UMA DEFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL DESCOBERTA DURANTE O DIAGNÓSTICO. AS INTERVEÇÕES DEVEM SER CUIDADOSAMENTE SELECIONADAS PARA NÃO SE TORNAR CONFUSAS NAS ÁREAS APLICADAS. ALGUNAS TIPOS DE INTERVERÇÕES COMUNS, PROJETADAS PARA ELEVAR A EFICÁCIA EM TRÊS DIFERENTES NIVÉIS ORGANIZACIONAIS:
PLANEJAMENTO DE VIDA E DE CARREIRA: PENSANDO NOS EMPREGADOS COMO A MAIORIA DELES NÃO TEM PLANOS DE CARREIRA PARA SUAS VIDAS, UMA EMPRESA DANDO OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO PARA O EMPREGADO DANDO A ELE A CHANCE DE EXERCER UMA FUNÇÃO COM MAIS RESPONSABILIDADE, OS OBJETIVOS DE VIDA E CARREIRA PODEM AUMENTAR A EFICÁCIA E A SATISFAÇÃO PESSOAL, DANDO A ELE UMA OPORTUNIDADE DE REALIZAR UMA PROFUNDA AUTO-ANÁLISE.
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES: TAMBÉM FOCADO AO TRABAHADOR, OBJETIVO DESSA INTERVERÇÃO É APERFEIÇOAR SUAS HABILIDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, NAS RELAÇÕES HUMANAS,