Organização do trabalho na produção
A evolução do trabalho passou por diversas épocas e fazes. É claro que após muitos anos as condições no trabalho melhorou apoiado em leis trabalhistas, mas os sistemas de trabalho em que vivemos com relação aos poderosos não mudaram.
Foi assim na escravidão, feudalismo, assalariado, os primeiros movimentos de greves, sindicatos e evolução dos mesmos, governo explorando cada vez mais o povo nas cobranças de impostos.
Hoje existe um grande avanço tecnológico e ferramentas para o trabalho em diversas áreas que servem como apoio, grandes nomes com Henry Ford, Frederick Taylor e métodos de trabalho da Toyota, são referências para motivação em criar métodos dentro da indústria.
.A evolução do conceito de trabalho.
Séculos atrás os homens considerados poderosos compravam pessoas para trabalhar, assim tendo como seu bem os escravos. Os escravos além de trabalhar muito, quando não obedeciam as ordens de seus superiores, eram torturados e recebiam castigos e foi assim até a idade média. Durante a Idade Média do século V ao XV o feudalismo diferente da escravidão, os nobres tinham o bem material e exploravam a mão de obra de seus servos e em troca além de seu trabalho pagavam impostos. A sociedade feudal era hierarquizada com senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes. Mesmo existindo moedas na época, na era feudal o mais comum eram as trocas das mercadorias. O filme Germinal relata o que passava na época da Revolução Industrial.
Germinal
O relato inicia com o rapaz chamado Ettiene, que sai de sua cidade para procurar emprego em outra, e consegue o emprego em uma mineradora de carvão.
Com um tempo trabalhando lá, Ettiene começa a ter noção das condições de trabalho escravo e condições horríveis colocados para os trabalhadores.
Decidiu então liderar e organizar uma greve, mas com medo de perder seu sustento, os trabalhadores ficaram com medo de participar da greve.
Ettiene em fim