Organização do trabalho docente
2012
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
2012
INTRODUÇÃO
A proposta deste trabalho é relatar os processos e procedimentos encontrados dentro do ambiente escolar, no que se diz respeito à organização do trabalho pedagógico, aspecto de extrema relevância para o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano. Além de abordar tal aspecto, serão apresentadas estratégias de intervenção diante dos problemas acarretados pelos mesmos no âmbito escolar. Em meio a tantas especificidades dadas ao trabalho do profissional da educação, cabe a ele organizar seu trabalho pedagógico de uma forma que possa abranger todos os segmentos que concebe a profissão e o ambiente escolar, tais como: planejar e avaliar, cuidar e educar, a roda de conversa e oralidade, a presença do lúdico na sala de aula e a importância do ambiente alfabetizador. Todos esses eixos são essenciais para que haja o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos. E esse desenvolvimento é cognitivo, oral e escrito, além da autoconfiança e responsabilidade.
A profissionalidade na educação da infância se refere a uma vasta gama de conhecimentos e competências profissionais que tem impacto numa gama similar de necessidades das crianças, das famílias e dos sistemas societais que os afetam. Uma vez que os profissionais com estas capacidades cada vez mais complexas só se podem desenvolver com o decorrer do tempo, é necessário pensar, reconhecer estágios de desenvolvimento profissional neste campo da educação de infância. Vander Van (1998 apud MACHADO, 2002, p. 150).
O referencial curricular nacional orienta as ações em busca de qualidade, e não tem a pretensão de resolver complexos da educação. O documento esclarece que as orientações só terão sentido se traduzirem o desejo de todos os envolvidos na educação, ou seja, professores, pais e todo o corpo escolar. O RCNEI fornece orientações e