Organização de Empresas
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas.
Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas , culturais,tecnológicas e políticas.
Em sentido geral organização é o modo como se organiza um sistema. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objetos, documentos e informações.
A ORGANIZAÇÃO DE EMPRESAS E A VISÃO DOS PROCESSOS
O mundo corporativo passa por uma transformação drástica, pois tinha o processo de gestão baseado na experiência dos profissionais e não em metodologias claras e efetivas.
A estrutura organizacional está revolucionando de forma silenciosa o modelo hierárquico tradicional das empresas pois cada vez mais profissionais estão alocados em projetos. Este cenário leva a uma dicotomia administrativa, pois os profissionais das áreas passam muitas vezes a ter que reportar os seus chefes de departamento e aos líderes de projetos.
Esta mudança ocorre após as empresas verificarem que devem trabalhar focadas no cliente.
Cliente é toda pessoa ou grupo de pessoas que utiliza as saídas de um processo. Com isso podemos ter clientes internos e externos.
Toda vez que um processo é otimizado para um cliente interno, gera uma redução no custo da empresa e conseqüentemente é gerado um benefício para o cliente externo (pode ser o acionista ou o próprio consumidor), logo a redução do custo administrativo pode ser traduzida em aumento de produtividade e competividade.
O organismo empresa vem sendo tratado de uma forma muito fragmentada e setorial e os profissionais encontram dificuldades em obter referências para análises e