Organização de Computadores
Arquitetura de Computadores:
Arquitetura de computador são os atributos visíveis de um sistema a um programador, sendo assim possui um impacto direto sobre a execução de um programa, já organização de computador são as unidades operacionais e suas interconexões que realizam o funcionamento das arquiteturas. Um exemplo são os fabricantes de computadores que possuem uma diversidade de modelos com uma mesma arquitetura porém com organização diferente.
A evolução da informática teve como caracteristica pelo desenvolvimento de computadores e conhecida pela maioria dos usuários como: CPU, o centro lógico do computador onde estão concentradas: a memória, o dísco rígido, a memória cache e outros menos conhecidos. Define aquilo que é conhecido por arquitetura de computador e determina a qualidade e o desempenho e à para a qual o computador vai ser orientado.
O conjunto de atributos da máquina que um programador deve compreender para que consiga programar o computador específico com sucesso, ou seja, para que consiga compreender o que o programa irá fazer e a sua execução, parte da arquitetura são as instruções e o raio de operadores manipulados por elas. Esta definição revela as duas principais considerações dos arquitetos de computadores: desenhar hardware que se comporta como o programador pensa que se irá comportar, utilizar implementações existentes de tecnologias para construir o melhor computador possível.
A expressão "Arquitetura de computadores", na literatura, pode ser atribuída a Lyle R. Johnson, Muhammad Usman Khan e Frederick P. Brooks, Jr. Em 1959 eram membros do departamento de Organização de Máquinas da IBM.
"Arquitetura de computadores, como outra arquitetura, é a arte de determinar as necessidades do usuário de uma estrutura e, possível dentro das limitações econômicas e tecnológicas."