Organizaçã
1. introdução
Organização, Sistemas e Métodos é uma área clássica da administração que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações.
A função de Organização e Métodos é reconhecida pelas siglas: O&M e OSM (Organização, Sistemas e Métodos).
Para Oliveira (2005, p.478), a responsabilidade básica da área de Sistemas, Organização e Métodos é a de executar as atividades de levantamento, análise, elaboração e implementação de sistemas administrativos na empresa. O objetivo é o de criar ou aprimorar métodos de trabalho, agilizar a execução das atividades, eliminar atividades em duplicidade, padronizar, melhorar o controle, e solucionar problemas, também chamados de patologias organizacionais.
Segundo Cury (2005, p.122) a função de Organização e Métodos é uma das especializações de Administração que tem como objetivo a renovação organizacional. Ela modela a empresa, trabalhando sua estrutura (organograma), seus processos e métodos de trabalho.
Dentre as atividades de O&M, as mais comuns são (Caldas, 1999, p. 7):
Desenho, racionalização e normatização de processos e procedimentos organizacionais;
Desenho, formalização e mudança da estrutura organizacional;
Desenho, racionalização e normatização de formulários;
Normatização e racionalização do uso do espaço físico e layout na empresa.
1.1 intrumentos da organização e métodos
1.1.1 FORMULÁRIO
Formulário é um documento com campos pré-impressos onde são preenchidos os dados e as informações, que permite a formalização das comunicações, o registro e o controle das atividades das organizações.
A atividade de organização e métodos é a fornece os subsídios para a elaboração e o controle dos formulários.
Os formulários podem ser:
Formulários Planos: correspondem aos formulários cujos campos são desenhados e pré-impressos em papel padronizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Formulários