Organizaçao
Cultura:
Conjunto de costumes e conhecimentos adquiridos que contribuem para a formação do individuo enquanto ser social.
Segundo Edgar Schein:
‘’um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas [...] podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.”
1.Definição:
Cultura organizacional é o conjunto de experiências, conhecimentos e valores que se desenvolvem e que são transmitidos aos novos integrantes de uma organização, definindo a maneira como os integrantes da organização devem pensar, agir e até mesmo, interagir entre si e com o mundo externo para alcançar os objetivos da organização.
A cultura organizacional também facilita e proporciona a adaptação, integração e a convivência dos membros da organização, podendo evitar, diminuir ou até gerar conflitos. Ela é construída a cada dia, a partir das necessidades e influencias dos fundadores, organização, empregados e dirigentes. Cada um influencia e é influenciado, agregando novos valores, formando-se, ao longo do processo, a cultura organizacional, que pode ser definida como a identidade de cada organização
2.Componentes:
A cultura de qualquer grupo engloba os seguintes componentes que podem ser observados direta e indiretamente. São eles:
2.1.Artefatos: é um componente de fácil observação, sendo a primeira impressão que um novo funcionário tem da empresa e as primeiras indicações de como deve se comportar dentro da organização. Exemplos de alguns artefatos são: arquitetura, roupas e produtos que as pessoas usam.
-Arquitetura: é um modo de diferenciação de uma organização para a outra. Para projetar uma imagem de modernidade e tecnologia avançada as organizações usam novos matérias na construção de seus edifícios e vice-versa.
-Utilização do