organizacao socual

296 palavras 2 páginas
Economia, sociedade e política no Brasil
A visão clássica das ciências sociais e sua limitação
A visão clássica das ciências sociais era a de que a sociedade se organizava, basicamente,para a produção e a apropriação de bens, e daí decorria tanto as diferentes formas de organização social quanto as diferentes formas de organização do Estado. A sociedade, entendida como a trama derelacionamento entre grupos sociais - classes, regiões, grupos lingüísticos, culturais, étnicos - deveria sempre ser entendida em função do jogo de interesses econômicos que tinha por detrás. Apolítica, expressa através da disputa partidária, e materializada no controle do Estado, era a expressão do conflito de interesses econômicos, e da dominação de uma classe social sobre as demais.
No seutempo, este entendimento das relações entre economia, sociedade e política foi revolucionário, na medida em que propunha uma inversão total da visão tradicional de encarar a organização da sociedadeshumanas, que punha ênfase seja no seu ordenamento jurídico, seja em seus valores religiosos e morais, seja nas qualidades pessoais de seus líderes. Esta visão revolucionária não ficou restrita aospolíticos ou intelectuais da tradição marxista, para os quais todos os fenômenos sociais e políticos devem ser, em última análise, referidos à esfera do econômico; ela também domina, e talvez de forma atémesmo mais radical, entre os economistas da tradição liberal, ou clássica, que buscam utilizar a lógica do cálculo do interesse econômico para todas as esferas da atividade humana.
Basta olharmos para arealidade do Brasil de hoje, no entanto, para verificarmos quão insuficiente é esta visão economicista da realidade em que vivemos. Seria insano menosprezar a gravidade dos problemas econômicos pelosquais passamos - as dívidas externa e interna, os baixos níveis de investimento, a especulação financeira, o desemprego, a pobreza absoluta de grande parte da população - e as restrições e

Relacionados

  • a psicologia aplicada na enfermagem
    4138 palavras | 17 páginas
  • Teatro
    2870 palavras | 12 páginas
  • TRABALHO DIREITO HISTORIA DO DIREITO DIREITO HEBRAICO 02
    2855 palavras | 12 páginas
  • historia e teoria do estado em portugal
    26857 palavras | 108 páginas