Organizac o es internacionais IOI

851 palavras 4 páginas
Organizações internacionais: definição e noções gerais:

Noções gerais:

Na atualidade entende-se por Instituição a um complexo integrado por ideias, padrões de comportamento, relações interpessoais e por vezes pode significar uma realidade física. Ex. Um estabelecimento de ensino.
Refere-se basicamente a um conjunto de mecanismos sociais que controla o funcionamento de uma dada sociedade.

As instituições são fundamentais para qualquer sociedade porque constituem as principais leis que normalmente regem as condutas dos cidadãos em determinadas colectividades.

Resultam normalmente das tradições dos povos. Dai a justificação de que não se pode impor a um povo uma determinada instituição por esta resultar sempre duma especificidade sociocultural de uma dada sociedade.

As instituições são maneiras de pensar e de agir que o individuo encontra pré-estabelecida na sociedade e cuja a tradição é feita geralmente pela educação.

Em suma as Instituições são mecanismo sociais que controlam o funcionamento da sociedade e por conseguinte dos cidadãos. São normalmente de interesse social, uma vez que refletem sempre experiências quantitativas e qualitativas nos processos económicos e sociopolíticos. Assim sendo, desempenham um importante papel no processo de socialização do processo dos indivíduos na sociedade.

Organização

Também pode significar um conjunto das formas sistemáticas de cooperação humana para satisfação das suas necessidades.
Nesta prespectiva os homens criam sistemas de relações entre os grupos numa determinada sociedade, relações essas que envolvem moralmente obrigações e compensações reciprocas obedecendo padrões socialmente aprovados.
Em todas as organizações a sempre diferenças e articulações de funções que tornam interdependentes as partes integrantes da respectiva sociedade.

As diferenças

Qualquer organização é igualmente caracterizada pela enfatização do factor racionalidade, na divisão de funções.

O objectivo dessa racionalidade é

Relacionados

  • 1199800924
    38609 palavras | 155 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas
  • Chartier Roger
    79620 palavras | 319 páginas