ORGANIZA O MILITAR
A organização militar influenciou o aparecimento das TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.
Há mais de 3.000 anos o Exército vem buscando soluções administrativas para solucionar operações complexas e arriscadas em que se envolvem os contingentes de pessoas.
Conceitos de estratégia, planejamento, logística e hierarquia que são usados não só nas forças armadas, mas também em todos os tipos de empreendimentos hoje, surgiu com os militares do passado. Ha 2.500 anos, Sun Tsu, um general filósofo chinês - reverenciado ainda nos dias de hoje - escreveu um livro sobre a arte da guerra onde relata a preparação dos planos, espda embainhada, manobras, terreno, pontos fracos e fortes do inimigo e a organização do exército.
ESTRUTURA LINEAR
O exército na antiguidade e na idade média já utilizava a estrutura linear, ou seja, cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados.
LOGÍSTICA
A logística também foi utilizada no Exército, sendo um setor de estratégia. Ela consistia em fazer o planejamento militar, que compunha o estudo do adversário a definição das frentes da batalha, movimentação e deslocação das tropas e equipamentos e programação das equipes de apoio (abastecimento técnico e suprimentos).
O Exército sempre foi na história, sinônimo de disciplina e obediência hierárquica. Sendo o grande sucesso da logística, que caracteriza-se ser integradora, fazendo a consolidação das informações com o objetivo de alcançar as metas do grupo.
HIERARQUIA
A hierarquia surgiu para dirigir as operações dos níveis que estão subordinados. Dividindo a organização em camadas, escalas, ou níveis tendo os superiores autoridades sobre os inferiores. Quando se sobe a escala hierarquica, aumenta a autoridade do ocupante do cargo.
Analisando uma unidade militar, como exemplo temos:
. Brigadeiro ou Major Brigadeiro
. Coronel (cel.)
. Tenente Coronel
. Major
. Capitão
. 1° Tenente
. 2° Tenente
. 3° Tenente
. Cabo
. Soldado