ORGANIZA O EMPRESARIAL
TGA – Teoria Geral da
Administração
A TGA é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, independente de sua aplicação.
Seja a empresa com ou sem fins lucrativos.
Revolução Industrial
Revolução Industrial
O artesanato foi a forma de produção industrial característica da Baixa Idade Média, durante o renascimento urbano e comercial.
Representado por uma produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possuía os meios de produção (era o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalhava com a família em sua própria casa.
Ali se realizavam todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja não havia divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.
Revolução Industrial
Revolução Industrial
A
manufatura, que predominou ao longo da Idade Moderna e na
Antiguidade Clássica, resultou da ampliação do mercado consumidor com o desenvolvimento do comércio monetário. Nesse momento, já ocorre um aumento na produtividade do trabalho, devido à divisão social da produção, onde cada trabalhador realizava uma etapa na confecção de
Revolução Industrial
Consequências
Revolução Industrial
A partir da Revolução Industrial o volume de produção aumentou extraordinariamente: a produção de bens deixou de ser artesanal e passou a ser maquinofaturada;
As populações passaram a ter acesso a bens industrializados e deslocaram-se para os centros urbanos em busca de trabalho.
As fábricas passaram a concentrar centenas de trabalhadores, que vendiam a sua força de trabalho em troca de um salário.
Revolução Industrial
Outra das consequências da Revolução Industrial foi o rápido crescimento. Antes dela, o progresso econômico era sempre lento.
Revolução Industrial
A Revolução Industrial alterou completamente a maneira de viver das populações dos países que se industrializaram.
As cidades atraíram os