ORGANIZA O DE DADOS ESTAT STICOS
1418 palavras
6 páginas
2. ORGANIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOSIntrodução
Já foi discutido que o objetivo da estatística é descrever uma população. Sabemos também que teremos que coletar dados para conhecermos os fatos sobre a população a qual nos interessa conhecer. Devemos lembrar que na maioria dos casos teremos uma grande massa de dados e portanto, devemos procurar sintetizar ao máximo a informação neles existente, a fim de facilitar o manuseio, visualização e compreensão da “situação problema”.
Mas como podemos realizar este estudo (descrição) de forma eficiente ? Uma maneira seria através da representação da distribuição de freqüências que nos permite construir tabelas e gráficos específicos para cada tipo de variável. Podemos também sintetizar esta informação, calculando alguma medidas numéricas como: média, mediana, desvio padrão, entre outras.
REPRESENTAÇÕES POR MEIO DE TABELAS
VARIÁVEIS QUALITATIVAS
Considere o exemplo hipotético a seguir, que representa a atividade econômica desenvolvida em uma cidade por um grupo de 20 empresários, escolhidos aleatoriamente.
Tabela 2 Dados brutos relativos a atividade econômica de 20 empresários.
Agricultura
Serviços
Comércio
Comércio
Serviços
Serviços
Serviços
Agricultura
Indústria
Comércio
Comércio
Comércio
Comércio
Comércio
Agricultura
Comércio
Lazer
Agricultura
Comércio
Serviços
Fonte: Dados hipotéticos
Suponha que se deseja estudar a variável atividade predominante - variável qualitativa nominal, pois não é passível de ordenação. Temos na tabela 2.1 a representação dos dados brutos. Uma melhor forma de resumirmos estes dados é apresentando o número de ocorrências de cada variável (freqüência). Daí, podemos definir 4 tipos de freqüência:
1) Freqüência absoluta (Fa ou Fi) – Número de casos ocorridos em cada classe;
2) Freqüência relativa (Fr) – Número de casos de uma classe em relação a todas as ocorrências (total);
3) Freqüência percentual (Fp) – é a freqüência relativa multiplicada por cem.
4) Freqüência acumulada