Organiza O Competitiva E Sustent Vel
Segundo Bezerra e Bursztyn (2000), o desenvolvimento sustentável é um processo de aprendizagem social de longo prazo que por sua vez, é direcionado por políticas públicas orientadas por um plano de desenvolvimento nacional.
“A responsabilidade social corporativa é o comprometimento voluntário das organizações com o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente, consciente de que estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.”
O crescimento desenfreado da população e o uso irresponsável dos recursos naturais vem causando diversos impactos ambientais, sociais e econômicos. Com o intuito de diminuir esses problemas, vários projetos foram desenvolvidos para ajudar as organizações a praticar uma gestão mais responsável, levando em conta a ética e a transparência com seus clientes, consumidores, fornecedores e acionistas, a fim de preservar os recursos ambientais e humanos para as gerações futuras. As empresas estão sendo impulsionadas a adotar novas práticas diante das questões ligadas à ética e à qualidade da sua relação com a sociedade. Estas questões influenciam as tomadas de decisões e tornam-se necessárias algumas mudanças nas dinâmicas de mercado e no padrão de concorrência e competitividade. Mas, está equivocado quem pensa em desenvolvimento sustentável como algo que se limita ao meio ambiente, da mesma forma que responsabilidade social se restringe a ações ou investimentos em projetos sociais. Responsabilidade social corporativa expressa o ato de entender e agir em resposta a demanda da sociedade, em que o valor gerado por uma empresa não se estabeleça somente nos lucros, mas que proporcione um impacto positivo para o conjunto dos afetados direta ou indiretamente por suas operações. Estamos passando por um momento crítico no mundo inteiro e pensar nele com a mesma cabeça de antigamente não é mais uma opção para as empresas modernas e que querem