Organismos Geneticamente Modifificados

2563 palavras 11 páginas
Introdução.
O presente trabalho surge na cadeira de Genética Molecular e Biotecnologia e que vai debruçar duma forma geral sobre organismos geneticamente modificados. O mesmo encontra se dividido em quatro partes: na primeira parte apresentação da introdução, objectivos (gerais e específicos) e as metodologias, na segunda parte bordar-se-á sobre organismos geneticamente modificados, no que concerne ao seu historial, OGM de origem vegetal e animal, suas vantagens e desvantagens e na terceira parte, as conclusões e a bibliografia.
Organismos geneticamente modificados são organismos que são manipulados geneticamente por técnicas de biotecnologia molecular com vista a introduzir-se ou suprimir-se determinadas características, sendo essas transmissíveis por via hereditária de forma estável às gerações seguintes (FLORIANI, 2010)

Na agricultura, por exemplo, uma técnica muito utilizada é a introdução de gene insecticida em plantas. Desta forma consegue-se que a própria planta possa produzir resistências a determinadas doenças da lavoura. A Engenharia Genética tem conseguido muitos avanços na manipulação de DNA e RNA, e assim alavancar o desenvolvimento dos alimentos modificados.

Objectivos.
Gerais.
 Conhecer os organismos geneticamente modificados.
Específicos:
 Identificar as características de OGM;
 Descrever os OGM vegetais;
 Descrever os OGM animais;
 Indicar as vantagens e desvantagens de OGM.
Metodologia.
Para a realização deste trabalho recorreu se a consulta bibliográfica que vem patente no fim do trabalho
1.Organismos geneticamente modificados.
Organismos geneticamente modificados é, segundo o art. 3º, inciso V, da Lei Federal brasileira nº 11.105, de 24 de Março de 2005, organismo cujo material genético (DNA/RNA) tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética, excluídos desta classificação aqueles organismos "resultantes de técnicas que impliquem a introdução direta, num organismo, de material hereditário, desde que

Relacionados

  • Apostila PA fevereiro 2015
    37652 palavras | 151 páginas