Organelas
A água e os sais minerais formam os componentes inorgânicos da célula. Os componentes orgânicos abrangem as demais substâncias.
Água: substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos. Corresponde 65% do volume celular. Células que desempenham intensa atividade possuem maior quantidade de água na sua composição em relação àquelas que trabalham menos.Pode dissolver diversas substâncias, por isso é classificada como solvente universal. No corpo humano representa cerca de 70% do peso corporal. Participa de inúmeras reações químicas em nosso organismo. A água é fundamental para a vida!
Sais minerais: formados por íons. Algumas de suas funções são: formar o esqueleto, participar da coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos. Sua falta pode afetar o metabolismo e levar à morte.
Carboidratos (glicídios, glúcides ou hidratos de carbono): são compostos formados por cadeias de carbono, ricos em hidrogênio e oxigênio. Os carboidratos podem ser classificados em: Monossacarídeos ou oses: carboidratos que não sofrem hidrólise. Suas moléculas possuem de 3 a 7 átomos de carbono. Apresentam valor biológico as hexoses (glicose, frutose e galactose) e as pentoses (ribose e desoxirribose). Dissacarídeos: são carboidratos que, por hidrólise, fornecem duas moléculas de monossacarídeos. Os principais são a maltose (glicose + glicose), a sacarose (glicose + frutose) e a lactose (glicose + galactose).Polissacarídeos: carboidratos constituídos de grande número de moléculas de monossacarídeos. Os principais são o amido, o glicogênio e a celulose. O amido forma-se como produto de reserva dos vegetais e o glicogênio dos animais e fungos. A celulose forma a parede das