Organelas
Membrana Plasmática- podemos definir a membrana plasmática como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela.Permeabilidade seletiva.Elasticidade. Sua composição química é lipoprotéica (gordura + proteína), porém, esta não se dá de forma homogênea.Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras. Contudo, este transporte somente ocorrerá se estas substâncias forem menor do que o tamanho do poro desta proteína.No caso das substâncias lipossolúveis, estas atravessam a membrana plasmática bem mais facilmente, pois a maior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo. Aqui, as substâncias não necessitam ser pequenas, necessariamente, para chegarem ao interior da célula.
Citoplasma- Nas células dos seres eucariontes há um espaço entre a membrana plasmática e a membrana nuclear. Este espaço é denominado Citoplasma.O Citoplasma é composto pelo hialoplasma, uma matéria coloidal (viscosa). No Citoplasma, encontramos as organelas celulares (animal e Vegetal). Nas células bacterianas possuem inúmeros ribossomos, responsáveis pela síntese proteica. Favorece a estrutura da célula, mantendo sua consistência e forma. Armazenamento de substâncias químicas essenciais para a manutenção da vida.
Núcleo- funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula,armazenar suas informações genéticas e Controle das atividades celulares. A maior parte das células de nosso corpo possui um único núcleo. Contudo, há células que não possuem nenhum (glóbulos vermelhos maduros) e outras que possuem vários, como, por exemplo, às células musculares esqueléticas. Como nem todas as células possuem um núcleo definido, a biologia as dividiu em dois grupos: as eucariontes (células com núcleo