Organelas
ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS
CÉLULA ANIMAL E VEGETAL
UBERLÂNDIA – MG
SUMÁRIO
1. CÉLULA ANIMAL
Seja qual for o tipo de ser vivo que apresenta células como a dos animais, essas células têm uma série de características que as distinguem das plantas. Por exemplo, não possuem parede celular, cloroplastos, mas apresentam centríolos, estruturas ausentes nas plantas mais complexas.
Algumas células animais também possuem estruturas relacionadas com movimento (cílios ou flagelos), que não existem em plantas mais complexas.
1.1 Partes de uma célula animal
Em praticamente todas as células podemos distinguir três partes: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.
A membrana celular ou plasmática é uma estrutura que delimita a célula e a separa do meio onde se encontra, mas não isola completamente a célula, pois permite o intercâmbio de substâncias do interior ao exterior e vice-versa.
O citoplasma ocupa o espaço situado entre a membrana e o núcleo. Esse espaço está preenchido de um fluido, o hialoplasma (ou citosol), no qual se encontram os orgânulos celulares ou citoplasmáticos e o citoesqueleto (uma série de microfilamentos e microtúbulos que dão forma à célula).
O núcleo é uma estrutura mais ou menos esférica que se encontra no interior da célula, delimitado por uma estrutura membranosa (o envoltório nuclear). Assim como a membrana celular, o envoltório nuclear permite o intercâmbio de determinadas substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
Cada uma das partes tem sua função. A célula é uma unidade biológica de funcionamento: realiza as três funções vitais (nutrição, relação e reprodução). Caso uma célula pertença a um ser pluricelular, ela pode ser especializada no desempenho de uma determinada função.
1.2 Estruturas de uma célula animal
1.1.1 Membrana celular
É formada por uma camada dupla de fosfolipídios, com