Ordem pública
Segundo Sun Tzu, o êxito de uma organização, seja um exército ou uma empresa, depende de quatro condições: objetivo comum, sensibilidade ao ambiente, liderança capaz e fluxo de informações eficiente. Fica claro que tudo precisa passar pelo líder. E a autoridade deste deve provir de seu caráter e de sua conduta, não da posição que ocupa.
E quem pode ser líder? Quem cultiva cinco virtudes, de acordo com Sun Tzu: integridade (coerência entre as palavras e as ações), coragem (para tomar decisões firmes e consistentes em momentos críticos), gentileza (respeitando cada integrante da organização e visando seu bem-estar), disciplina (não se deve querer ganhar apenas a gratidão dos demais, deve-se também manter a ordem) e sabedoria (que se traduz em compreender a empresa e o ambiente, ser flexível e não seguir as regras convencionais, e tomar atitudes sempre que necessário).
A Arte da Guerra
Esta é uma obra, escrita há cerca de 2500 anos, que permanece atual tendo conceitos que se renovam dia após dia.
É uma das mais antigas e fascinantes compilações de teoria militar e estratégia da história da humanidade, existindo registros de que fora consultada por importantes estrategistas ao longo deste tempo.
Desde que foi encontrada, essa obra foi traduzida centenas de vezes e recebeu várias interpretações. Possuindo muitas definições, tantas quanto às eras e os povos que esta obra passou.
Seus princípios podem ser aplicados, não só nas táticas militares, como também, em quase todos os ramos da atividade humana, podendo ser encontrado nas questões estratégicas da organização, ou até mesmo, no mundo cotidiano, onde enfrentamos diversas batalhas, que nos mostra o quão importante é, saber lidar