Ordem geopolítica e econômica aos dias de hoje
Desde o final da segunda guerra o mundo passou por importantes mudanças geopolíticas e econômicas. Dede então, tivemos a Guerra fria (1947-1991), período marcado pelo antagonismo geopolítico entre os estados unidos e a União soviética, pela bipolarização de poder entre as duas superpotências.
Na época da Guerra Fria, o poder das armas valia mais que o poder do dinheiro. O cenário mundial estruturava-se em torno das grandes potências termonucleares. O ocidente - essa expressão geopolítica que abarca os Estados de economia de mercado, tanto ocidental como orientais - organizava-se em torno da hegemonia dos Estados Unidos, cuja liderança militar formava par com o seu incontrastável poderio econômico.
A ordem geopolítica A união soviética e os Estados unidos lutaram na segunda guerra do mesmo lado, visando derrotaras forças do Eixo nazifascista (Alemanha, Japão, e Itália), mas os soviéticos tiveram participação muito mais decisiva e sofreram grandes perdas humanas e prejuízos materiais: mais de 20 milhões de pessoas morreram (a maioria civis) e grande parte das indústrias, cidades e fazendas foi destruída. Ao final da segunda guerra, a derrota dos países do Eixo e, ao mesmo tempo, o enfraquecimento econômico, militar e político do Reino Unido e da França levaram o mundo a um período de grandes transformações econômicas e geopolíticas denominadas Guerra Fria. Nesse período se consolidou a hegemonia norte-americana no bloco capitalista, ou ocidental. A divisão do mundo em dois blocos rivais e a emergência do conflito Leste-Oeste foi marcada pelo antagonismo geopolítico-militar e pela propaganda ideológica, já que cada uma das superpotências tentava disseminar seus respectivos sistemas socioeconômicos, seus valores e visão de mundo. Cada uma delas ao mesmo tempo em que fazia esforços para ampliar sua área de influência tentava conter a expansão da outra. Complementando a doutrina Truman, o então secretário de