Orações subordinadas substantivas
PROGRAMA DARCY RIBEIRO-PDR
DOM PEDRO - MA, 23 DE ABRIL DE 2012
DISCIPLINA: SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA
PROFª KEYLA QUEIRÓZ
Acadêmicas: Ana Jéssy Reis, Christianne Regina, Míriam Guimaraes, Tânia Mara Coutinho. SÍNTESE DE “ESTUDO SINTÁTICO DO PERÍODO COMPOSTA”
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
As orações subordinadas são denominadas assim, pois substituem outras, chamadas orações principais, obedecendo aos requisitos básicos de uma oração e o significado destas. Essa substituição é feita de acordo com o tipo de sintagma que está sendo representado no período composto. Quando o núcleo da oração é um nome temos uma oração substantiva. Quando é um adverbio temos uma oração adverbial. Quando é um adjetivo temos uma oração adjetival.
Nas orações subordinadas substantivas se a função em relação à oração principal é de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito, aposto.
Geralmente são introduzidas pelas conjunções que ou se e às vezes por palavras circunstanciais, como onde, como, quando, quanto.
Quando o sintagma nominal tem função sintática de sujeito no período composto, essa oração que funciona esse sintagma nominal é denominada SUBORDINADA SUBTANTIVA SUBJETIVA.
Uma dica para identificar rapidamente se uma oração é subordinada substantiva é substituir a oração após a principal com o pronome isso, mantendo um sentido completo.
Quando o sintagma nominal tem função sintática de objetivo direto do verbo no período composto, a oração que exerce essa função completando a oração principal é denominada ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA.
Quando a oração que completa a oração principal exerce a função de predicativo do sujeito é denominada ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA.
Quando a oração que completa a oração principal exerce a função de aposto de um termo desta principal é denominada ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA.
Quando a oração