Orações coordenadas
Período Composto por Coordenação
O período composto por coordenação é formado por orações coordenadas, que são orações independentes sintaticamente, ou seja, não há relação sintática alguma entre as orações do período. As orações coordenadas, portanto, não exercem função sintática em relação a outra oração do período.
Há dois tipos de orações coordenadas:
Orações Coordenadas Assindéticas:
São as orações não iniciadas por conjunção coordenativa.
Chegamos a casa, tiramos a roupa, banhamo-nos, fomos deitar-nos.
Observe que as orações são independentes sintaticamente, e nenhuma é iniciada por conjunção.
Orações Coordenadas Sindéticas:
São cinco as orações coordenadas sindéticas, que são iniciadas por uma conjunção coordenativa. Uma oração coordenativa sindética estabelece uma relação de sentido com a situação apresentada na outra oração:
Aditiva: Estabelece uma relação de soma, de adição.
Conjunções: e, nem, mas também, mas ainda.
Não só reclamava da escola, mas também atrapalhava os colegas.
Obs.1: As conjunções coordenativas aditivas não estabelecem relação de soma tão somente entre orações, mas entre termos de uma mesma oração também. Tomemos como exemplo estes versos de Manuel Bandeira:
Vi ontem um bicho / Na imundície do pátio / Catando comida entre detritos / Quando achava alguma coisa, / Não examinava nem cheirava: / Engolia com voracidade. / O bicho não era um cão, / Não era um gato, / Não era um rato. / O bicho, meu Deus, era um homem.
Observe que a conjunção nem liga dois verbos: examinava e cheirava. Nesse caso há, portanto, um período composto por coordenação, em que a primeira oração (Não examinava) é coordenada assindética, já que não há conjunção alguma; e a segunda oração (nem cheirava), coordenada sindética aditiva, já que está encabeçada pela conjunção nem.
Agora observe os seguintes versos: O bicho não era um cão, / Não