oral test
Com base nas informações que obtivemos e em visitas realizadas ao Instituto Triângulo, foi decidido que a melhor forma de ajudarmos seria colaborando com o operacional em relação a produção do sabão, não necessariamente em sua fabricação, mais sim auxiliando a equipe responsável pela produção com a implementação de uma linha de produção na usina verde, para que de uma forma geral todos saibam operar em toda a linha, porém, cada um sendo especialista em determinado setor da produção, assim, a produção se tornará mais eficaz. Também pensando em melhorias e isso inclui é claro na segurança dos funcionários, outro ponto importante é fixar próximo onde os operadores das máquinas possam ver, instruções de como operá-las, cuidados a serem tomados, equipamentos de segurança obrigatórios para o manuseio das máquinas e também fazer demarcações no piso da usina verde afim de evitar acidentes. Obviamente todos usam equipamentos de segurança, mas queremos que além de um hábito, essas implementações se torne um padrão, melhorando a produtividade e a segurança dos profissionais.
A seguir, veremos o processo de fabricação do sabão Instituto Triângulo:
Filtragem, Decantação e Armazenamento:
Quando o óleo chega na usina, ocorre a primeira filtragem, feita com uma peneira. Posteriormente, o óleo passa por um processo de decantação – processo no qual o óleo é deixado em tanques para que haja a separação de qualquer sujeira que possa existir. Após a decantação, o óleo já livre de impurezas, fica armazenado em reservatórios.
Mistura, Aquecimento:
Depois de armazenado no reservatório, o passo seguinte é transferir este óleo para um tacho, no qual é aquecido a 60° C. Após ser aquecido ele é misturado com soda cáustica, corante e essências que formam a pasta base do sabão.
Secagem:
A pasta preparada no processo anterior fica reservada para secar;
Corte, Frisagem:
Após seca, a pasta é filetada para ganhar a forma e tamanho de pedras de sabão.