OQUEÉFILOSOFIA

495 palavras 2 páginas
Ciência X Filosofia
• A Ciência e a Filosofia são conhecimentos racionais. O que diferencia é o método
CIÊNCIA = Experimentação
(causa formal, material e eficiente) FILOSOFIA = Especulação
(abstração – geocentrismo, heliocentrismo, teocentrismo)

Idealismo: defende a existência do absoluto, acessível ao homem através da razão e do mundo das ideias. Tendo como maiores expoentes Kant, Hegel.

Materialismo: Tudo o que existe no mundo é decorrente de circunstâncias materiais, inclusive o pensamento e os valores humanos. Karl Marx é seu grande expoente.

Abordagem Filosófica
• Pensar em Filosofia significa:
1. Abandonar crenças e

preconceitos;
2. Fazer uso da razão na busca

pela verdade;
3. Utilizar-se da reflexão e do

pensamento crítico.

Hegel encarna o progresso do Conhecimento e da Razão "na marcha do Espírito", desde sua gênese na Certeza Sensível até sua plena eclosão no Saber Absoluto.
É por meio da qual ele assume a consciência de sua própria liberdade, em que esta liberdade vai se tornando, por isto mesmo, mais objetiva, obtendo a ordem legal do Direito e do Estado, bem como as demais esferas da vida – com o progresso também nas artes, técnicas, ciências, literatura, etc. etc.
O Espírito avança como consciência de tudo que há, e por isto é que é absoluto. As ideias vão criando um todo mais coerente e consciente…

"O Homem pensante e conhecedor transformando-se em
Homem agente".

"E graças a essa faculdade de se valer do seu passado a fim de utilizá-lo no presente e projetá-lo no futuro com o acréscimo das novas aquisições do presente, é graças a esse privilégio que o
Homem ocupa a posição ímpar que é a sua no
Universo.

“...Atuando sobre ele, modificando-o e transformando à feição de suas necessidades e aspirações.”
...O homem ao mesmo tempo autor e ator da história...
...autor determinante dela.“
.
A análise de Marx é uma crítica ontológica (procurando originar as categorias básicas e as relações do “ser enquanto ser”): ocasiona do fato do ser social

Relacionados