Como montar um plano de negócio simples e prático
LITERATURA >>> Fontes para planos de negócios há muitas. Se você entrar no site www.livrariasaraiva.com.br irá encontrar pelo menos 15 boas opções. Uma delas é “Plano de negócios passo a passo”, Editora Qualimark, de José Lacruz. Se digitar “plano de negócios” no Google, aparecerão 394 mil resultados. Acredite: um deles, pronto para baixar, é o modelo adotado pelo Sebrae. Por falta de material você não deixará de montar o seu plano.
Para desenvolver um plano de negócios é importante entender o que essa ferramenta de gestão significa. O plano de negócios é um documento utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro. Trata-se ainda de um guia para a gestão estratégica de um negócio ou unidade empresarial.
O seu desenvolvimento fica mais claro quando se analisa o processo empreendedor. Como o plano de negócios é muito utilizado por empreendedores que estão estruturando a criação de novos negócios, pode ser entendido como um guia para o planejamento de novos negócios ou ainda para o planejamento de novas unidades empresariais, no caso de empresas já estabelecidas.
Mas, por que planejar? Ao responder a esta pergunta o empreendedor deveria pensar no plano de negócios como uma ferramenta de auxílio no processo de planejamento e não como uma obrigação. Só há razão de se planejar algo caso esteja claro para o empreendedor aonde se quer chegar, ou seja, qual é o seu objetivo.
Negócios criados sem planejamento são empresas conhecidas