EXTRAÇÂO DE DNA DA CEBOLA
O ácido desoxirribonucleico é a macromolécula constituída de nucleotídeos, composto pela união de uma pentose desoxirribose (monossacarídeo de cinco carbonos) ácido tetraossofosfórico (H3PO4), e uma base nitrogenada: adenina(A), timina(T), citosina(C) ou guanina(G).
Uma molécula de DNA é estruturada por duas fitas de nucleotídeos, unidas por pontes de hidrogênio, modelo nomeado de dupla hélice, idealizado por James Watson e Francis Crick (Figura 1). Esta estrutura aceita pela comunidade científica, explicitava algumas características básicas do DNA, como: habilidade de duplicação, tendência a sofrer mutação e armazenar informações genéticas para produção de proteínas.
O pareamento de bases nitrogenadas sucede precisamente: uma base púrica liga-se a uma base pirimídica, nos casos, adenina (púrica) e timina (pirimídica); citosina (pirimídica) e guanina (púrica). (Figura 1)
Figura 1: Estrutura do DNA
Fonte: Site SÓ BIOLOGIA
2 OBJETIVO
A extração de moléculas de DNA (ácido desoxirribonucleico) do bulbo da cebola. Assim, por meio deste experimento, enriquecer o conhecimento adquirido em sala de aula sobre a estrutura do DNA.
3 MATERIAIS E METÓDOS
Cebola Grande
Água comum
Saco de gelo
Sal de cozinha
Detergente neutro
Álcool etílico hidratado 92,8%
Papel filtro
Becker
Bastão de vidro
Escoador
4 PROCEDIMENTOS E RESULTADOS
Primeiramente, picou-se a cebola em pedaços pequenos (Figura 2), logo após ocorreu a maceração dos pedaços em um saco plástico. Ao finalizar a maceração, em um Becker, corretamente higienizado, inseriu quatro colheres de sopa de detergente neutro, uma colher de chá de sal de cozinha (NaCl) e por último todo o conteúdo da cebola que estava no saco plástico. Após inserir todos os materiais, acrescentar água comum até obter o equivalente 250ml de solução, mexa cuidadosamente a adquirir uma solução homogênea, e deixe descansar por três minutos (Figura 3).
A solução obtida foi conduzida ao banho maria, na temperatura em torno de 60°C,