Oque é o Homem
O homem é um pensador pinçante e relacionador, que o é fim, de seus meios.
O homem carrega em sua biologia os atributos animais necessários à sua sobrevivência e continuidade, e através de suas ações ele imprimi em seu meio sua singularidade, sua marca, sendo essa combustível e base para a formação de sua qualidade humana.
2. Em sua opinião, existe algo como uma natureza humana ou os homens são definidos e orientados exclusivamente por um sistema simbólico (cultura) que nega – ou corrompe - os determinismos de seu corpo biológico, isto é, seus instintos? Justifique sua resposta.
Não creio que a natureza humana seja opcional à cultura, elas coexistem, a entendo sendo um reflexo do homem como ser natural, a cultura norteia o homem em relação aos seus atos e percepções da realidade a qual está inserido, poder ser determinante em seus julgamentos, mas pode ser reflexo de novas combinações que ser humano crie, seja com base na criatividade (novos conceitos), seja com base na releitura de conceitos consolidados em seu meio cultural. Mas a cultura é em si um somatório das acepções do homem em seu tempo, não pode ela ir contra ou subjulgar a condição humana que a gerou.
3. Como se pode interpretar, segundo as respostas fornecidas às questões anteriores, a seguinte afirmativa: “O que perturba e alarma o homem não são as coisas, mas suas opiniões e fantasias a respeito delas” (Epicteto).
O homem gera respostas conscientes e subconscientes as coisas a que é exposto, e essas respostas são dadas com base em sua interpretação desses momentos, podemos entendê-la como reflexo de sua ótica, seu olhar sobre as coisas.
Essa interpretação dos acontecimentos pode ser diferente dependendo de qual ótica é utilizada, influenciará diretamente esse julgamento o meio em que o individuo se encontra, bem como a cultura a que está exposto.