Optica
De
Física
Matéria:Física
Tema:Óptica
Sumário
Objetivo4
Introdução5
Óptica6
Conclusão9
Objetivo
Analisar e comprovar a veracidade que se diz respeito ao princípio da propagação retilínea da luz, pertencente ao fenômeno físico da óptica geométrica.
Sobre a velocidade da propagação da luz
Ao incidir sobre um determinado meio a luz tende a se propagar através dele. A velocidade com que a luz se propaga depende, no entanto, do meio material. Assim, a luz se propaga na água a uma velocidade menor do que aquela com a qual ela se propaga no ar.
Pode-se afirmar, e com propriedade, que a velocidade de propagação da luz através de um meio é uma característica do mesmo.
A velocidade máxima de propagação da luz ocorre num meio do qual extraímos toda a matéria. Tal meio é o que denominamos de vácuo. Por exemplo, podemos considerar o meio entre a Terra e o Sol, ou entre a Terra e as estrelas como sendo o vácuo.
Assim, a luz emitida pelas estrelas (dentre as quais incluímos o Sol) se propaga no vácuo chegando até nós e essa velocidade de propagação é a maior possível. Introdução
Óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz. A óptica explica os fenômenos da reflexão, refração, e difração.
O estudo da óptica divide-se em duas partes: Óptica geométrica: nessa parte são estudados os fenômenos ópticos relacionados às trajetórias seguidas pela luz. Para isso é necessária a noção de raio de luz e as leis que regulamentam o comportamento desses raios.
Óptica física: é a parte da óptica que estuda os fenômenos ópticos levando-se em conta a teoria sobre a composição da luz.
Essa parte da física é muito presente no cotidiano, sua aplicação vai desde o uso dos óculos ao uso dos mais eficientes e sofisticados equipamentos utilizados para pesquisas científicas como, por exemplo, os aparelhos de telescópio e microscópio. São algumas das aplicações da óptica:
Na correção de