optica
Os consultores ópticos são aqueles que indicam as lentes e armações que melhor se adaptam ao perfil do usuário, além de resolver os problemas que possam surgir. Para isso, o consultor deve ser um estudioso que acompanhe a tecnologia do mercado e que realmente entenda do seu produto, não de uma maneira superficial, mas sim com embasamento teórico, o que pressupõe entendimento dos conceitos físicos das lentes oftálmicas. Portanto o estudo é necessário para a transformação de um atendente ou balconista de óptica em um consultor óptico.
Começaremos nossa análise pautada nos folhetos de propaganda e marketing dos produtos distribuídos pelas indústrias de lentes como materiais de apoio. Neste artigo abordaremos alguns conceitos como: características físicas e ópticas dos materiais que embasam nossas vendas.
As lentes oftálmicas são confeccionadas em materiais minerais (vidros) e resinas (plásticos). O material que chamamos de CRISTAL, na verdade é vidro. O cristal, na física, possui características e aplicações diferentes do vidro, o qual, devido ao seu processo de fabricação por aquecimento a altas temperaturas, não tem as mesmas propriedades e estrutura física do cristal.
As resinas são constituídas por componentes químicos idênticos (monômeros) que são cruzados entre si por polimerização e formam macromoléculas (polímeros).
Propriedades Físicas:
Uma das propriedades mecânicas do vidro óptico é uma alta elasticidade, mas somente isso não garante alta estabilidade. Em contrapartida a densidade (peso específico)