opph
O custo da energia elétrica produzida em uma instalação é um fator fundamental para o estudo de sua viabilidade econômica. Os principais componentes do custo de geração são as despesas de financiamento contraídas por ocasião da construção da usina e o custo operacional, representado pela compra do combustível. Adota-se como premissa que todas a despesas de construção serão feitas através de financiamento bancários de agentes internacionais, realizadas em dólares, com juros contabilizados anualmente.
Estima-se um investimento global para a instalação completa, o qual será obtido por empréstimo, efetuado em parcelas anuais a partir do início da construção ( ano 1 ), finalizando com a última parcela no início do último ano de construção da usina ( ano n )
Admitindo-se que uma usina termoelétrica de 145.000 kW será construída em 5 anos com financiamento estimado em 144 milhões de dólares, a primeira parcela de 36 milhões de dólares será concedida no início da construção devendo acumular juros anuais durante os 4 anos. A segunda parcela de mesmo valor será concedida no início do segundo ano, acumulando juros durante os três anos restantes. As demais parcelas seguirão a mesma sistemática, culminando com a última, concedida no início do quarto ano de construção.
A tabela abaixo apresenta os calculas do valor acumulado em quatro anos, da dívida referente à primeira parcela de 36 milhões de dólares, com juros de 12% ao ano.
Dívida acumulada no final do quarto ano, referente à primeira parcela de 36 milhões de dólares. Essa quantidade acumulada denomina-se valor presente desta parcela da dívida no ano do início da operação da usina.
P1 = 36.000.000x(1,12)4 = 56.646.700 dólares
A tabela abaixo apresenta os calculas do valor acumulado em três anos, da dívida referente à segunda parcela de 36 milhões de dólares, com juros de 12% ao ano.
Dívida acumulada depois de três anos, referente à segunda parcela de 36 milhões de dólares. Essa quantidade