oportunista
Medicina Somente capaz de infectar um hospedeiro cuja resistência está deprimida (diz-se de microrganismo).
Causado por um microrganismo oportunista (diz-se de doença).
Para entender o comportamento das populações de um ecossistema, é necessário fazer o estudo do crescimento populacional. Quando se faz a medição do tamanho da população de tempos em tempos, pode-se ter uma idéia se ela está aumentando ou diminuindo, podendo correlacionar com outros fatores como clima, alimento, etc.
Imigração e emigração são fenômenos espontâneos relacionados com o ato de estabelecer nova residência em um país ou região diferente do local de origem.
Extinção significa o efeito de extinguir-se e está diretamente relacionado com a biologia e ecologia. Extinção é a morte, o desaparecimento total de diversas espécies, como animais, plantas, e pode ocorrer por diversas causas, algumas inevitáveis e outras com uma causa específica.
COMUNIDADE - O conceito refere-se à qualidade daquilo que é comum, pelo que permite definir distintos tipos de conjuntos: das pessoas que fazem parte de uma população, de uma região ou nação; das nações que se encontram unidas por acordos políticos e económicos (como a Comunidade Europeia ou o Mercosul/Mercado Comum do Sul); ou de pessoas vinculadas por interesses comuns (como é o caso da comunidade católica).
SUCESSÃO ECOLÓGICA - Alterações graduais, ordenadas e progressivas no ecossistema resultante da ação contínua dos fatores ambientais sobre os organismos e da reação destes últimos sobre o ambiente.
O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
O conceito biológico de competição é o uso ou a defesa de um recurso por um