OPERAÇÕES LOGISTICAS
A gestão da cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar ou apoiar os objetivos organizacionais. O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor interação e uma melhor gestão de todos os parâmetros de redes: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na própria empresa e finalmente nos clientes.
A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo na quantidade certa. O objetivo é obviamente, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera.
O principal objetivo do gerenciamento da cadeia de suprimento e integrar todos os processos desde a fabricação ate a distribuição dos produtos e serviços, entre outros fatores.Mas valor tem sido adicionado os produtos, por meio da criação de bens e serviços customizados, dos desenvolvimentos conjunto de competência distintas através da cadeia produtiva, e dos esforços para que tanto fornecedores como clientes aumente mutuamente a lucratividade.
PRATICA EFICAZES DO SUPLLY CHAIN
As praticas comumente utilizadas no gerenciamento da cadeia de suprimentos auxiliam e facilitam o bom funcionamento da cadeia de suprimentos.
Vejamos alguns exemplos:
1. Reestruturação e consolidação do número de fornecedores e clientes, o que significa reduzir o numero e aprofundar as relações de parcerias com o conjunto de empresas com que deseja desenvolver um relacionamento colaborativo. A partir de então e possível estreitar o relacionamento entre ambas as partes, proporcionando novas oportunidades e desenvolvimento às empresas, beneficiando a cadeia de suprimento e por