operações de terminais e estoque
Gestão de estoques, no contexto de uma indústria, normalmente se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro. O responsável por esta parte da gestão é o Gerente de operações.Por exemplo, uma loja de varejo que vende vários itens, como um supermercado ou loja de departamentos (com, por exemplo, alimentos embalados, mantimentos, roupas, bens eletrônicos, etc.) não costuma armazenar todos os produtos na loja. Parte do estoque de produtos é mantida em um armazém ou depósito. A gestão de estoque é uma ferramenta essencial para apoiar os principais propósitos de toda empresa: lucro e a satisfação dos clientes. Quem faz um controle eficiente do estoque, frequentemente, consegue praticar melhores preços, atende com agilidade e tem mais qualidade no serviço prestado ou produto comercializado. Gestão de estoque é a CURVA ABC.
A gestão de estoque é muito importante para os administradores gerarem recursos e reduzir custos. Com a globalização e a competitividade o gestor é responsável para equilibrar e impulsionar os lucros através de estudo de mercado da cadeia produtiva e de suprimentos.
Trabalhar com o estoque baixo sem comprometer a produção da empresa. E de sua importância o estudo com eficiência de seu estoque para garantir a real necessidade da cadeia produtiva. Para um investimento o estoque de forma consciente sem desperdício.
A CURVA ABC e de muita importância no estoque para que o gestor visualize com mais clareza a real situação dos matérias existentes no estoque.Sendo assim a empresa analisa item a item para lhe proporciona um melhor custo e rentabilidade.
Parâmetros de observação da curva ABC
A curva ABC, no caso de administração de estoques, apresenta resultados da demanda de cada item nas seguintes áreas:
Giro no estoque;
Proporção sobre o faturamento no período;
Margem de lucro obtida.
De Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total (podem