Operação de Computadores e Sistemas Operacionais
Atividades – Semana 5
1) Defina o que é um interpretador de comandos.
O interpretador de comandos é que executa comandos lidos do teclado ou de um arquivo executável.
2) O que são chamadas de sistema?
Podemos definir o conjunto das Chamadas de Sistema como sendo a interface entre o Sistema Operacional e seus programas aplicativos.
3) Cite e faça comparações entre dois interpretadores de comandos Linux.
Um comando do Linux é uma palavra especial que representa uma ou mais ações. Um interpretador de comandos também é conhecido como shell ou modo texto. Ele é o programa responsável por interpretar essas instruções enviadas pelo usuário e seus programas para o kernel. No Linux, você poderá ter vários interpretadores de comandos (ao contrário do que acontece no Windows que só tem o command.com).
O interpretador de comandos é que executa comandos lidos do teclado ou de um arquivo executável. É a principal ligação entre o usuário. Entre os programas interpretadores de comandos pode-se destacar o bash, ash, csh, tesh, sh.
Entre eles o mais usado é o bash (Bourne Again Shell), criado por S.R. Bourne. Os comandos podem ser enviados de duas maneiras para o interpretador:
a) Interativa: Os comandos são digitados no teclado pelo usuário e passados ao interpretador de comandos um a um. Neste modo o computador depende do usuário para executar uma tarefa ou o próximo comando.
b) Não-interativa: São usados arquivos de comandos (scripts) criados pelo usuário para o computador executar os comandos na ordem encontrada no arquivo. Neste modo, o computador executa os comandos do arquivo um por um, e dependendo do término do comando, o script pode checar qual será próximo comando que será executado e dar continuidade ao processamento.
Esse sistema é útil quando temos que digitar por várias vezes seguidas um mesmo comando ou para compilar algum programa complexo.
Uma característica interessante do Bash é que