Opera es com Hot Money
São operações de empréstimos de curtíssimo prazo (em geral, de um único dia útil) concedidos por instituições financeiras a empresas. Geralmente, estes empréstimos visam a suprir necessidades momentâneas de caixa das empresas.
O critério de cálculo é o de capitalização simples com juros comerciais, sendo as taxas dadas em termos mensais. Freqüentemente estas operações são feitas em um único dia útil, com eventuais renovações, desde que acordada entre as partes.
Hot money, em sua origem, significa fundos aplicados em ativos financeiros, em diversos países, que atraem exatamente pela possibilidade de ganhos rápidos devido a elevadas taxas de juros ou a grandes diferenças cambiais. São operações de curtíssimo prazo, em que os recursos podem ser deslocados de um mercado para outro com muita rapidez. Esses recursos são administrados por especuladores no mercado de câmbio e caracterizam-se por alta volatilidade, em oposição às aplicações de bancos centrais, bancos de investimento ou investidores domésticos. Por essa particularidade, são considerados causadores de turbulências nos mercados financeiros, em algumas situações.
No Brasil, o termo Hot Money, amplamente empregado por bancos comerciais, por extensão de sentido aplica-se também a empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias). Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos.
Exemplo:
Uma empresa recebeu um empréstimo tipo hot money no valor de $ 500.000,00, pelo prazo de um dia, à taxa de 3% a. m. No dia seguinte, sem condições de pagar o montante, a empresa solicitou a renovação do empréstimo por mais um dia. Sabendo-se que a renovação foi feita à taxa de 3,2% a. m., obtenha:
a) O montante ao final dos dois dias.
b) A taxa efetiva de juros.
Resolução:
a) 1º dia.
J = 500.000 0,03 1 = 500 30
M = 500.500
2º dia.
J = 500.500 0,032 1 = 533,87 30
M = 501.033,87