Open Flow
Open Flow
Norberto Borba Borges Coelho RA 313101497
Edson Ferreira Gomes RA 314105072
SÃO PAULO - 2014
O que é o OpenFlow?
OpenFlow é um padrão livre que permite aos pesquisadores executar protocolos experimentais nas redes de campus que usamos todos os dias. OpenFlow é adicionado como um recurso para Switches comerciais Ethernet, roteadores e pontos de acesso sem fio - e fornece um gancho padronizada para permitir aos pesquisadores realizar experiências, sem a necessidade de vendedores para expor o funcionamento interno de seus dispositivos de rede. OpenFlow está a ser implementado por grandes fornecedores, com switches OpenFlow habilitados agora disponíveis no mercado.
Como o OpenFlow funciona?
Em um roteador ou switch clássico, o encaminhamento de pacotes rápido (caminho de dados) e as decisões de roteamento de alto nível (caminho de controle) ocorrem no mesmo dispositivo. Um switch OpenFlow separa estas duas funções. A parte de caminho de dados ainda reside no switch, enquanto as decisões de roteamento de alto nível são movidas para um controlador separado, normalmente um servidor padrão. O Switch OpenFlow e controlador comunicam-se através do protocolo OpenFlow, que define mensagens, como receber pacotes, enviar pacotes e obter status.
O caminho de dados de um switch OpenFlow apresenta uma tabela de fluxo de abstração limpo, cada entrada da tabela de fluxo contém um conjunto de campos de pacotes para combinar, e uma ação. Quando um switch OpenFlow recebe um pacote que nunca viu antes, para a qual não há nenhuma entrada de fluxo de correspondência, ele envia este pacote para o controlador. O controlador, então, faz uma decisão sobre como lidar com este pacote. Ele pode descartar o pacote, ou pode adicionar uma entrada de fluxo direcionando a chave sobre como encaminhar pacotes semelhantes no futuro.
O que posso fazer com