Online biologia
A família Bovidae é composta por mamíferos ruminantes como os bois, as cabras, os antílopes e os bisões. Esses animais possuem o estômago dividido em quatro compartimentos, para que micro-organismos simbiontes facilitem a digestão da celulose pela fermentação, já que possuem hábitos alimentares herbívoros. São distribuídos por quase todo o planeta e muitos deles foram domesticados pela espécie humana, que também é um dos principais predadores desse grupo. Em um rebanho, por exemplo, um boi pode acabar cruzando-se com diversas vacas, o que também traz um retorno econômico ao criador. As informações citadas referentes aos ruminantes relacionam-se:
B) ao nicho ecológico.
Questão 2 -
Quando observamos uma paisagem, percebemos a existência de descontinuidades como margens do rio, limites do bosque, bordos dos campos, etc., que utilizamos frequentemente para delimitar vários ecossistemas, mais ou menos definidos pelos aspectos particulares da flora que aí se desenvolve. No entanto, na passagem, por exemplo, de uma floresta para uma pradaria, as árvores não desaparecem bruscamente; há quase sempre uma zona de transição, em que as árvores vão sendo cada vez menos abundantes. Essa região caracteriza:C) um ecótono.
Questão 3 -
Foi encontrado recentemente no Brasil um novo anfíbio que pertence à mesma ordem das “cobras-cegas” denominada Microcaecilia dermatophaga (I). A nova espécie anunciada vive na Guiana Francesa, localizada na costa atlântica da América do Sul (II). Apesar de parecer uma cobra ou verme, possui características anatômicas de um anfíbio, ou seja, tem relação evolutiva mais próxima com um sapo do que com qualquer serpente. A M. dermatophaga tem uma característica especial: os exemplares mais jovens da espécie se alimentam da pele da mãe – daí o termo “dermatófago” em seu nome científico (III).
As informações desse anfíbio identificadas por I, II e III, correspondem, respectivamente, a:
C) população, nicho ecológico e