Angiospermas
Como as raízes atuam no processo de fixação do vegetal ao solo, geralmente estas se mostram ramificadas, constituindo dessa forma o chamado sistema radicular da planta. Para fixar a planta ao solo, as raízes necessitam apresentar resistência, o que é conferido por um cilindro maciço central.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/34021/organizacao-estrutural-das-angiospermas-raizes#ixzz3HsQNzDuB Podemos caracterizar as raízes da seguinte forma:
- Corpo não segmentado em nós e entrenós;
- Órgão que não possui folhas e gemas;
-Salvo raras exceções (raízes aéreas) a maior parte das plantas possui raízes subterrâneas;
- Na maior parte das vezes as plantas não apresentam clorofila em suas raízes, com exceção daquelas plantas que possuem raízes aéreas (orquídeas e aráceas).
- Origina-se na radícula do embrião da semente.
As raízes são compostas pelas seguintes partes: Caliptra, Zona lisa de crescimento ou de distensão, Zona pilífera ou dos pelos absorventes, Zona suberosa ou de ramificação e o colo. A seguir veremos as principais funções de cada uma das partes que constituem uma raiz.
- Coifa: protege o ápice das raízes contra o atrito e a transpiração excessiva. Protege principalmente na zona lisa o tecido meristemático.
- Zona lisa de crescimento: promove o crescimento da raiz que é subterminal.
- Zona pilífera: esta região da raiz tem como principais funções absorver água e nutrientes dissolvidos que estão