Ongs
FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA
ALINE SUZANNE P. M. BRUGGER
ANDRESSA MAYRA DE QUEIROZ
BRUNA MARISA OLIVEIRA
MARCOS VINÍCIUS SOUTO
THALITA AGUILAR SILVA
Profª: Franciele
MONTES CLAROS – MG
2013
INTRODUÇÃO
As ONG’s (Organizações não governamentais) são organizações sem fins lucrativos que atuam no terceiro setor da sociedade civil e que tem como finalidade pública a resolução de algum tipo de problema da sociedade, tais como: meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras.
A principal característica das ONG’S é que as mesmas não tenham como principal objetivo a geração de lucros e que se houver estes sejam destinados para o fim a que se dedica a organização não podendo este ser repassado aos proprietários ou diretores da organização.
As organizações da sociedade civil são uma forma de suprimir as falhas do governo com relação à assistência e resolução dos problemas sociais, ambientais e até mesmo econômicos podendo também auxiliá-lo na resolução desses problemas embora isso seja uma característica um tanto quanto negativa, pois expressa o distanciamento do governo com relação às suas responsabilidades para com a sociedade. As organizações têm ainda a capacidade de despertar o civismo e a cooperação social nos seus participantes. Constituindo uma forte ferramenta de mobilização social, as organizações da sociedade civil contribuem para a manutenção da democracia uma vez que possibilita a manifestação dos interesses das minorias. Comprovadamente, qualquer pessoa que integre alguma organização civil possui maior consciência política e é mais participativa nas questões que envolvem decisões públicas e/ou afetem a sociedade