Ongs
Para o primeiro objetivo – talvez o mais nobre – tem-se investido na educação para o consumo responsável: evitar que nossas reservas sejam exauridas para atender as necessidades insaciáveis do consumismo moderno. É remodelando o comportamento do ser humano que poderemos redefinir o que é realmente essencial para sua sobrevivência, poupando dessa maneira nossos recursos naturais.
No entanto, é utopia imaginar que poderíamos retornar ao estilo de vida tribal de nossos antepassados mais remotos, e ainda assim, isso não significaria impacto ambiental zero. Mesmo consumindo de maneira responsável, nós continuaremos precisando transformar os materiais naturais para garantirmos a manutenção da nossa espécie. Para minimizar os riscos e impactos da ação humana, e recuperar grande parte do que já foi consumido, podemos contar com a reciclagem de materiais.
Dessa maneira, enquanto educador, senti a necessidade de desenvolver essas responsabilidades nos alunos. Com alguns colegas, começamos centrando nossos esforços na implantação de uma coleta seletiva, primeiro passo para a reciclagem. Devo admitir que não tínhamos uma clara noção da dimensão do trabalho que estávamos assumindo, como será claramente demonstrado no decorrer deste documento.
Hoje, passado pouco mais de um ano do início dos trabalhos, e com alguns resultados em mãos, me sinto mais à vontade para discutir nossos erros e acertos, dentro do objetivo do Projeto, que é difundir e incentivar a prática da reciclagem. Embora não possa haver um receita