Ongs e abrigos
SERVIÇO SOCIAL
ANTROPOLOGIA
PROFESSORA LÚCIA SOARES
ABRIGOS E ONGS
SÃO PAULO
2014
1-INTRODUÇÃO
Esse trabalho foi elaborado com o objetivo de compreender a diferença entre ONGs e
Abrigos , bem como o papel desempenhado pelo profissional de assistente social dentro dessas entidades, tendo sido elaborado com base em pesquisas na internet, entrevistas com assistente social e o Eca (estatuto da criança e adolescente).
Dividido em duas partes, na primeira parte falaremos sobre ONGs, trazendo suas definições, a segunda parte desse trabalho foi dedicada aos e Abrigos, onde procuramos esclarecer sua utilidade e o trabalho realizado pelo assistente social dentro desse contexto.
ONG e o Papel do Assistente Social dentro dessa instituição.
2-ONGs
ONG é o acrônimo de Organização Não Governamental, são instituições que atuam no terceiro setor, sem fins lucrativos; se declaram com finalidades públicas, desenvolvendo ações em diferentes áreas e que, geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para melhorar determinados aspectos da sociedade. Podendo receber financiamentos e doações do Estado, de entidades privadas, e trabalho voluntários para tal fim. Tem o objetivo de complementar o que em tese é de responsabilidade do Estado, tomando para si as problemáticas que o governo não cosegue resolver, desenvolvendo diversos tipos de ações solidárias para grupos específicos, como crianças, idosos, animais, meio ambiente e etc, pois abrigam diversas organizações heterogêneas, com diferenças de origens, trajetória, compromissos, objetivos, formas de organização e métodos de ação.
Uma analise sobre a atuação do Assistente Social em Organizações Não Governamentais (ONGs) deve partir da reflexão sobre a configuração na sociedade civil brasileira, nos diferentes momentos históricos de suas relações, com o governo e entre os diversos sujeitos sociais.
As empresas que geralmente financiam as ONGs exigem