ONG EDUCAP
Glayce Betânia de Almeida,
Renato Souza da Rocha,
Rozinete Siqueira Pereira
ONG EDUCAP
Rio de Janeiro/2012.
Onde surgiu?
O Complexo do Alemão é formado por 16 comunidades e tem 71.981habitantes recenseados segundo dados do PAC e 180 mil moradores, segundo as associações de moradores locais. A proporção de crianças e adolescentes corresponde a 35% e 6,2% de idosos. Este território representa um município de médio porte brasileiro. Considerada uma das regiões mais pobres da cidade, onde a maioria absoluta de sua população compartilha o desemprego, o baixo nível de escolaridade, a dificuldade de acesso a serviços públicos adequados e a violência onipresente. Localiza-se na Zona Norte e próximo aos bairros de Penha, Olaria, Bonsucesso, Ramos e Inhaúma.
Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano do Rio de Janeiro, o Complexo do Alemão ocupa a 126ª. posição, sendo esta a última colocação na cidade.
Quem somos?
A EDUCAP - Espaço democrático de união, conviência, aprendizagem e prevenção – é uma organização de base comunitária criada e estabelecida no Complexo do Alemão – Rio de Janeiro – RJ.
Fundada em 08 de março de 2008 por moradores/as, em sua maioria jovens do Complexo do Alemão e tornou-se entidade jurídica em novembro de 2011.
A Missão:
Contribuir com a promoção da cidadania dos moradores do Complexo do Alemão e demais contextos populares, prestando acolhimento às demandas sociais; estimulando a autonomia e a participação comunitária; e desenvolvendo metodologias que possam cooperar com as políticas públicas nas áreas de educação, saúde, empregabilidade e direitos humanos.
A Visão:
Ser uma organização de base comunitária reconhecida como referência na busca dos direitos humanos e sociais, estimulando a participação, o trabalho em rede, o diálogo permanente com os diferentes e a valorização das diferenças com igualdade de direitos.