Ondas
São oscilações capaz de transportar energia, sem transferência de matéria.
Podem ser: * Mecânicas: precisa de um meio natural para se propagar. Ex: onda do mar, ondas sonoras .. * Eletromagnéticas: não precisa de um meio natural para se propagar. ex: ondas de rádio, luz, raio –x ....... * Longitudinal: a direção da oscilação é a mesma da propagação. ex: voz * Transversal: a direção da oscilação é perpendicular a da oscilação. Ex: movimento de uma corda na vertical e ela se propaga na horizontal.
Todas as ondas possuem certas características:
-Frequência: representa o grau de oscilação dos pontos do meio no qual a onda se propaga. A frequência de uma onda é medida em Hz (hertz), que equivale a 1 segundo.
Portanto, se a frequência é 75 Hz, podemos afirmar que a onda oscila 75 vezes por segundo. Outro fator importante é que o valor da frequência sempre é igual o valor da fonte.
- Período: é o tempo que a fonte precisa para gerar uma onda completa. Relacionando a frequência(f) com o período(T), temos a seguinte equação:
Quando as ondas são expressas matematicamente, a frequência angular (ômega; radianos por segundo), é constantemente usada, relacionada com frequência f em:
- Comprimento da onda: é o tamanho da onda. Esse comprimento pode ser medido de crista a crista( parte mais alta da onda), do início ao fim ou de vale em vale (parte mais baixa da onda). A crise da onda é denominada pela letra grega lambda (λ).
- Velocidade: é a velocidade que a onda leva para se propagar. Para calcularmos a velocidade, temos a seguinte equação:
- Amplitude: é a distância entre a parte mais baixa e a parte mais alta da onda, ou seja, a “altura” da