ondas
São movimentos oscilatórios que se propagam num meio, transportando apenas energia, sem transportar matéria.
Mecânicas – Perturbações provocadas em meios materiais elásticos, transportando energia mecânica (ondas em cordas, em superfícies líquidas, ondas sonoras, etc.). Não se propagam no vácuo.
Eletromagnéticas – Vibrações de cargas elétricas que transportam energia na forma de quanta – “pacotes” de energia (luz, ondas de rádio, de TV, microondas, raios X, etc.). Propagam-se no vácuo e em alguns meios materiais.
CARACTERÍSTICAS DAS ONDAS
Crista de onda – O ponto mais alto da onda.
Vale de onda – O ponto mais baixo da onda.
Comprimento de onda – A distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos. Pode-se também definir comprimento de onda como a menor distância entre dois pontos em concordância de fase: duas cristas ou dois vales estão sempre em concordância de fase, e uma crista e um vale, sempre em oposição de fase. freqüência, o número de oscilações por unidade de tempo. A unidade mais comum usada internacionalmente para expressar a frequência de uma onda é o hertz, simbolizado por Hz, que equivale a uma oscilação por segundo.
Amplitude: é a distância da posição da corda em repouso a uma crista ou a um vale.
As ondas sonoras são ondas mecânicas longitudinais. Isso quer dizer que uma onda sonora se propaga em diversos meios materiais, mas não se propaga no vácuo. A sensibilidade do ouvido humano, às ondas sonoras, sofre variação de pessoa para pessoa. intensidade. As ondas sonoras podem ser mais intensas (é o mesmo que dizer som forte) ou menos intensas (é o mesmo que dizer som fraco). Portanto, definimos como intensidade (I) a energia transportada perpendicularmente pela onda através de uma superfície por unidade de tempo e também por unidade de área.
Altura:Quanto às ondas sonoras, os termos “grossa” e “fina” são classificados em som grave e som agudo, portanto podemos dizer que o homem tem voz mais grave; e a mulher, voz