Ondas
Experimento VI
Propagação de ondas longitudinais em meio homogêneo
16/09/2013
Propagação de ondas longitudinais em meio homogêneo
Objetivo:
Através da observação de ondas criadas pelo gerador de impulso mecânico em uma mola, responder as perguntas de I a III realizar o que é pedido nos tópicos IV e V:
I- Mantendo a frequência e amplitude constantes e alterando a tração na molas de uma medida para outra,é possível concluir que o número de nós aumenta, de uma medida para outra (em ordem crescente), diminui ou se mantém igual?
II- Mantendo-se a tração e amplitude constantes e alterando-se o valor da frequência, de uma media para a outra, é possível concluir que o número de nós aumenta, de uma medida para (em ordem crescente), diminui ou se mantém igual?
III- Qual a relação entre a frequência e o número de nós ao longo da mola?
IV- Criar tabelas com os valores da frequência, tração e número de nós dos itens I e II
V- Com uma frequência, amplitude e tração, com valores escolhidos pelo integrante do grupo, observar a quantidade de nós formados ao longo da mola e então colocar os dados obtidos em uma tabela.
Teoria:
Ondas Longitudinais: As ondas podem ser classificadas de três formas: quanto à natureza, à direção de oscilação e vibração e quanto ao tipo de energia transportada. Neste experimento de número 6, será abordada um tipo de onda segundo à direção de oscilação e vibração: as ondas longitudinais.
A onda longitudinal move-se na mesma direção de oscilação dos corpos que estejam em seu caminho.
Para exemplificar este tipo de onda, consideremos agora uma pessoa falando ou um alto-falante emitindo um determinado som. O som (onda mecânica) da voz da pessoa se propaga no espaço em todas as direções (por este motivo, a onda sonora também pode ser caracterizada como onda tridimensional), afastando-se da fonte. O som, transmitindo-se no ar, produz compressões e rarefações. De